30 de outubro de 2026

Diretor do Foro destaca importância da luta sindical em homenagem ao servidor sindicalista Paulo Falcão

 

Juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo reconhece a atuação do coordenador-geral do Sindjus-AL e ressalta que a defesa dos direitos dos servidores também fortalece as instituições públicas

O coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL) e servidor da Justiça Federal, Paulo Falcão, foi um dos homenageados durante a Semana do Servidor da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), realizada na quarta-feira (28).

Durante a solenidade, o diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, destacou a importância da representação sindical, da valorização dos servidores e da defesa dos direitos dos trabalhadores.

O magistrado reconheceu a trajetória de Paulo Falcão na luta sindical e ressaltou os desafios enfrentados por aqueles que assumem o compromisso de representar uma categoria profissional.

Ao compartilhar sua experiência na representação associativa, juiz federal observou que a atuação de dirigentes é de incompreensão dos próprios colegas, que desconhecem o trabalho do sindicato.

“O sindicato incomoda. Incomoda porque está lutando por direitos. E tem que incomodar. Na nossa democracia, temos que compreender o papel do sindicato, que é, sobretudo, representar as categorias, fazer os contrapontos e defender, inclusive, a instituição. Quando o sindicato luta contra uma reforma que visa reduzir direitos dos trabalhadores, o sindicato está lutando não só pela valorização do trabalhador, mas está lutando, em especial, também pela valorização da instituição”, afirmou.

O magistrado também reconheceu a contribuição histórica de diferentes gerações de servidores para a construção da credibilidade e do respeito conquistados pela Justiça Federal, destacando que o fortalecimento da instituição é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos anos.

Em seu discurso, o sindicalista Paulo Falcão dedicou a homenagem às gerações que o antecederam e que contribuíram para a valorização do serviço público e a consolidação da democracia.

“Eu queria também dedicar essa homenagem a todas e a todos aqueles que vieram muito antes de nós, que fizeram com que o serviço público fosse valorizado, que fizeram com que a gente estivesse aqui hoje, podendo trabalhar por concurso público. Aquelas pessoas que ousaram lutar, que ousaram vencer, que enfrentaram a ditadura, proporcionaram que hoje nós estivéssemos aqui. A gente conseguiu vencer naquele momento difícil, em que a sociedade estava cada vez mais embrutecida, e a gente conseguiu vencer nas ruas, nas manifestações estudantis, sindicais e populares, para construir um serviço público de qualidade e eficiência para todos nós. E é por isso que essa homenagem, quero dedicar àqueles que morreram para que a gente possa estar aqui hoje, vivos, podendo entrar no serviço público através do concurso público”, declarou.

O coordenador-geral também destacou o papel das mobilizações populares na conquista de direitos e na construção de instituições públicas comprometidas com a sociedade.

“A gente conseguiu vencer naquele momento difícil, em que a sociedade estava cada vez mais embrutecida, e a gente conseguiu vencer nas ruas, nas manifestações estudantis, sindicais e populares, para construir um serviço público de qualidade e eficiência para todos nós. E é por isso que essa homenagem quero dedicar àqueles que morreram para que a gente possa estar aqui hoje, vivos, podendo entrar no serviço público através do concurso público”, ressaltou.

Paulo Falcão também dedicou uma homenagem especial aos seus pais, reconhecendo a importância do apoio familiar em sua formação e trajetória profissional.

Homenagens aos servidores

A programação da Semana do Servidor da Justiça Federal em Alagoas homenageou profissionais que contribuíram para a construção da história da instituição e para a prestação de serviços à sociedade.

Ao todo, 16 pessoas foram homenageadas, entre servidoras e servidores públicos com mais de 20 anos de atuação na Justiça Federal em Alagoas, médicos peritos, trabalhadores terceirizados e a servidora aposentada mais antiga da instituição.

A solenidade reconheceu a dedicação e o compromisso desses trabalhadores que contribuem para o fortalecimento do serviço público.

 

30 de outubro de 2026

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *