Fenajufe e sindicatos intensificam mobilização pelo AQ, reajuste salarial e carreira
A Fenajufe e os sindicatos intensificaram, em Brasília, a mobilização pela aprovação e pagamento do Adicional de Qualificação (AQ) para os(as) servidores(as) do PJU, além de outras pautas da categoria.
Na terça-feira (12), a mobilização ocorreu em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, em meio às articulações políticas dentro da Casa Legislativa. O objetivo foi pressionar o Parlamento para que o PL 3084/2025, que atualiza o AQ da categoria, seja pautado e aprovado com urgência. A categoria reivindica que a implementação ocorra ainda este ano.
Na quarta-feira (13), coordenadores da Fenajufe estiveram no gabinete do deputado Alencar Santana (PT-SP) para tratar de dois temas centrais para os servidores do Judiciário Federal e do MPU: a defesa da competência da Justiça do Trabalho, atualmente sob ameaça no Supremo Tribunal Federal (STF), e a tramitação do PL 3084/2025. No diálogo com o parlamentar, a Fenajufe reiterou a cobrança para que o projeto seja pautado com urgência no plenário, reforçando sua relevância e pedindo prioridade para aprovação ainda em 2025.
Sobre o AQ, Alencar Santana sinalizou que buscará intermediar uma reunião com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar diretamente da pauta e reforçar a necessidade de sua tramitação célere.
Paralelamente, a Federação propôs a realização de uma audiência pública no Congresso Nacional para discutir a importância das competências da Justiça do Trabalho na garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e para a sociedade em geral.
Além do AQ, a Fenajufe e os sindicatos de base também antecipam, junto aos parlamentares, a defesa do reajuste salarial de 2026, da implementação da reestruturação da carreira e de outras pautas relevantes, de modo que, ao chegarem ao Legislativo, recebam a devida atenção.
Com informações da Fenajufe