2 de abril de 2024

Fenajufe realiza live “Dificuldades das mulheres frente à Reforma trabalhista de 2016 e Reforma da previdência de 2019” nesta terça(02)

 

Tema vai tratar das reformas que mais afetam as mulheres com retirada de direitos e precarização (trabalhista e previdência);

A Fenajufe realiza a live nesta terça-feira (02), sobre a realidade das mulheres frente à reforma trabalhista (2016) e da previdência (2019), encerrando o ciclo de debates de temas do universo feminino. A transmissão será pelo facebook da Fenajufe e canal do youtube da Federação, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=y7XRF9K8Kyo a partir das 19h30.

A reforma trabalhista de 2016 atinge sobremaneira as mulheres, uma vez que é retrógrada e arcaica e destruiu diversos direitos trabalhistas adquiridos ao longo de muitos anos de luta feminina como a revogação do antigo art. 384 da CLT. A norma que previa 15 minutos de descanso antes da realização de horas extraordinárias, foi abolida.

Mulheres trabalhadoras do campo foram também prejudicadas com alterações no artigo 394-A. O artigo determinava o afastamento absoluto da gestante/lactante do labor exercido em locais insalubres. Com as alterações, o afastamento da mulher gestante do ambiente de trabalho só é permitido em locais com insalubridade de “grau máximo”.

A Reforma da Previdência no governo Bolsonaro propõe o desmonte da previdência social e o fim dos direitos de aposentadoria, com ataques ainda mais profundos às trabalhadoras.

Para promover a discussão, a Fenajufe convidou Jandyra Uehara Alves, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, Julia Lenzi, professora de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP e Luana Alves vereadora pelo Psol/SP, feminista e ativista dos movimentos negro e LGBT.

Os debates virtuais fazem parte do circuito organizado anualmente pela Federação para fomentar as discussões das pautas femininas no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres (8M).

A mediação será das coordenadoras Luciana Carneiro e Paula Meniconi.

Conheça as debatedoras:

Jandyra Uehara Alves

Secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT. Pedagoga, servidora pública municipal.

Julia Lenzi

Professora de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP. Exerce a coordenação conjunta do Grupos de Pesquisa Direitos Humanos, Centralidade do Trabalho e Marxismo. Autora de “Forma Jurídica e Previdência Social no Brasil” (Lutas Anticapital, 2021).

Luana Alves

Vereadora pelo Psol, Luana dos Santos Alves Silva é psicóloga, feminista, ativista dos movimentos negro, LGBT e política brasileira. É formada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e em Saúde Coletiva e Atenção Primária pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 2020 foi eleita a vereadora mais jovem da história de São Paulo pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Redação Fenajufe – Joana Melo

2 de abril de 2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *