28 de março de 2024

Nota pesar: Símbolo de luta contra o nepotismo: Paulo Rios, presente!

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas – Sindjus-AL manifesta imenso pesar pelo falecimento do servidor aposentado do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão Paulo Rios, um símbolo de luta contra o nepotismo e em defesa dos serviços públicos.

Paulo Rios, de 62 anos, faleceu na quarta-feira (27), em consequência de problemas de saúde. Ele foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU no Maranhão (Sintrajufe-MA), dirigente da Fenajufe, participou do Coletivo LutaFenajufe, além de ser professor universitário.

Por sua atuação sindical contra o nepotismo no tribunal trabalhista maranhense e em defesa do serviço público, ele foi perseguido e exonerado em 1995. Foram 11 anos de luta até que Paulo Rios fosse reintegrado por decisão judicial.

Mesmo comprovada a prática de nepotismo, a perseguição continuou. O Tribunal de Justiça do Maranhão condenou o Sintrajufe-MA a pagar uma indenização de R$ 3 milhões, mesmo valor reivindicado pelo ex-presidente do TRT16 denunciado. O Sintrajufe- MA recorre da decisão. Em dezembro de 2023, os participantes da XXIII Plenária Nacional da Fenajufe aprovaram, por unanimidade, uma moção de repúdio à decisão antissindical do TJMA.
Sua luta, junto a outras entidades sindicais e à Federação, culminou em uma política nacional com a criação de normas legais e legislações que proibiram o nepotismo nos órgãos públicos do Judiciário, Legislativo e Executivo.

Paulo Rios deixa um legado de luta que continua vivo e reconhecido no movimento sindical do Judiciário Federal e MPU e em todo o país.

Paulo Rios, Presente!

28 de março de 2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *