22 de maio de 2023

Veja a cartilha Auditoria da Dívida Pública: Ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos

A Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) lançou a cartilha “Auditoria da Dívida Pública: Ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, da coordenadora Maria Lucia Fattorelli.

A cartilha faz o alerta contra o Sistema da Dívida, que “corresponde ao funcionamento distorcido do endividamento público, ou seja, em vez de servir para aportar recursos ao Estado, a dívida pública tem funcionado como um instrumento que promove uma contínua e crescente subtração de recursos públicos, que são direcionados principalmente ao setor financeiro”. A expressão foi criada por Maria Lúcia Fattorelli a partir das diversas.

“A necessidade de aprofundamento das investigações sobre a dívida pública mediante a realização de auditoria integral, com participação social, está evidenciada sob vários aspectos. Apesar de absorver grande volume de recursos anualmente, a dívida pública não para de crescer. A dívida interna pública federal atingiu R$ 7,85 Trilhões em dezembro de 2022, e a dívida externa bruta (que engloba a dívida externa federal, dos estados, municípios, empresas estatais e setor privado) chegou a US$ 575 bilhões. Mas toda essa dívida não tem servido para investimentos no país, e a economia brasileira está emperrada há vários anos”, informa o texto da cartilha.

A cartilha é um meio de esclarecimento para os deputados, sindicatos, movimentos sociais e a população.

Clique e acesse a cartilha: Cartilha-Auditoria-da-Divida-Publica

22 de maio de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *