23 de janeiro de 2023

Janeiro Branco, cuidado com a saúde mental, a vida pede equilíbrio!

O mês de janeiro é propício às pessoas fazerem balanços de suas vidas, traçarem metas e planos para um novo ciclo, um novo recomeço. Por isso, a importância do Janeiro Branco, que é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

A cor branca representa as “folhas ou telas em branco” sobre as quais as pessoas podem projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais se sonham ou desejam concretizar.

Nesse movimento, a intenção é mostrar que é uma oportunidade para aderir a novos hábitos, objetivos e formas de encarar a vida que ajudem as pessoas a cultivarem bem-estar. E, por fim, aceitar os nossos limites: reconhecer quando precisamos de ajuda e de fato procurá-la, investindo no nosso cuidado.

O Janeiro Branco também busca conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas do mundo, a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais.

Vale destacar que para ter saúde mental é preciso respeitar a condição psicológica de cada indivíduo. Veja as dicas:

Respeitar o limite do corpo;

Dormir o suficiente para descansar corpo e mente;

Praticar exercícios;

Ter alimentação saudável e hidratar-se;

Fazer psicoterapia;

Praticar atividades relaxantes ou meditação;

Não ter medo de pedir ajuda;

Aprender a lidar com situações estressantes.

23 de janeiro de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *