21 de setembro de 2022

Setembro Amarelo: “A vida é a melhor escolha”

 

Com o lema “A vida é a melhor escolha”, a campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de envolver a população na prevenção do suicídio.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. O suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

As causas do suicídio são variadas e, segundo o Centro de Valorização à Vida (CVV), especialistas identificam transtornos mentais na maior parte das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso aos tratamentos psicológico, psiquiátrico e informações de qualidade.

O assunto ainda é tabu. Por isso, a campanha de prevenção ao suicídio, no Setembro Amarelo com o lema “A vida é a melhor escolha”, pode ajudar quem está passando por sofrimento psíquico. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone todos os dias.

Ligue: 188

Instagram: https://www.instagram.com/cvvoficial/

Facebook: https://www.facebook.com/cvvoficial/

Youtube: https://www.youtube.com/user/CVVdivulgacao

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cvvoficial

21 de setembro de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *