16 de novembro de 2021

Performances encerram semana de mobilização contra reforma administrativa em Brasília

Servidoras e servidores protagonizaram mais uma semana de mobilização intensa em Brasília contra o aniquilamento do estado e a retirada de direitos travestidos de reforma administrativa. Desde o dia 9 de novembro, centenas de trabalhadores da administração pública ocupam espaços no Distrito Federal em constante vigília e manifestação contra os projetos do governo que  visam o fim do funcionalismo e o desrespeito com a população.

Na quinta-feira (11), as entidades representativas de várias categorias do serviço público, ainda permanentes em Brasília, mantiveram vigília em frente ao Anexo II da Câmara e seguirão incansáveis no enfrentamento até a derrocada da PEC 32.

A semana foi marcada por manifestações performáticas em frente a Procuradoria Geral da República (PGR) na quarta – feira (10) e em frente ao Anexo II com grande visibilidade.

Na PGR, os servidores cobraram urgência de Augusto Aras no andamento do relatório da CPI da Covid que evidencia descaso e irresponsabilidade do presidente Bolsonaro com a pandemia que já matou  mais de 610 mil brasileiros e brasileiras.

Abusando de criatividade crítica os manifestantes realizaram no mesmo dia, uma roda de quadrilha junina no Anexo II em alusão à compra de votos, manobra usada para aprovação da PEC dos Precatórios (PEC 23) e da reforma administrativa (PEC 32) na comissão especial. Em ritmo de forró parodiaram o cenário caótico proporcionado pelos gestores do Congresso Nacional.

As ações tem chamado atenção e provocado insegurança e desestrutura no governo que está cada dia mais fragilizado. Vários parlamentares que votavam favoráveis já recuaram seus votos.

De acordo com o observatório da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, o placar dos contrários a PEC se igualou aos favoráveis. Isso representa vitória para a luta dos servidores e derrota para o governo.

Criatividade e digitalidade para a luta: o TikTok como aliado!

Na disputa das narrativas da PEC 32 o cênico e o lúdico têm ocupado posição de ponta no falar não só com o próprio segmento do funcionalismo público, mas com o universo fora dele também. E as redes sociais vão se mostrando poderosas enquanto vetores de entrega dessa mensagem.

Ao longo da resistência contra a reforma administrativa, os aeroportos mostraram-se palcos para mobilizações. Em Brasília, a tradicional recepção calorosa às terças-feiras produz conteúdo de consumo em massa. Nesta semana, após mais um ato com presença do Lira de papelão em tamanho natural, um vídeo postado pela Fenajufe no TikTok foi visualizado por mais de 15 mil pessoas em 48 horas.

O bom humor e a linguagem que mais lembra os clips musicais dos anos 1980 e 1990 atraíram também a militância pró e contra Bolsonaro e o que representa a Reforma Administrativa. O debate se prolonga nos comentários e garante ganho no alcance.

O vídeo pode ser visualizado no perfil da Fenajufe no TikTok, ou no link https://vm.tiktok.com/ZM84YA7hJ/

Com informações e fotos da Fenajufe: Joana Darc Melo, Raphael de Araújo, Luciano Beregeno

16 de novembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *