23 de novembro de 2021

Outubro Rosa e Novembro Azul: juntos na prevenção contra o câncer

 

Outubro e novembro são meses especiais para a conscientização de uma das maiores causas de mortes em mulheres e homens em todo mundo: o câncer de mama e o câncer de próstata.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos de câncer no Brasil a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com o órgão, uma média de 58 mil novos casos da doença são identificados por ano.

Como detectar precocemente

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle da doença, é recomendado que as mulheres realizem exames periódicos, mesmo sem alteração aparente. O câncer de mama tem até 95% de chance de cura se diagnosticado logo no início.

Câncer de Próstata

Já o câncer de próstata, segundo dados do Inca, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Ele acomete principalmente homens acima dos 65 anos, e o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento, que pode ser cirúrgico, radioterápico ou hormonal. Ainda segundo o Inca, estima-se que no Brasil, entre 2020 e 2022, mais de 65 mil homens serão afetados por esse tipo de câncer.

Como prevenir?

A única forma de prevenir é descobrir antecipadamente. Homens com mais de 45 anos devem procurar um urologista e realizar o exame de PSA para medir o líquido prostático, e realizar o exame de toque retal, no qual o médico consegue detectar nódulos ou alterações na glândula prostática. O maior problema é o preconceito que esse exame carrega, pois os homens se recusam a se submeter ao teste, o que dificulta o diagnóstico aumentando as chances de contrair a doença.

O melhor caminho para o combate ao câncer de próstata ainda é o diagnóstico precoce.

23 de novembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *