20 de outubro de 2021

Servidores fazem pressão contra a PEC 32 no aeroporto e Câmara

Atividades marcam mobilização no Congresso Nacional

Os servidoras e servidores realizam manifestação em Brasília contra a reforma Administrativa, PEC 32, em Brasília. Uma multidão se reuniu em protesto no aeroporto de Brasília (DF) para pressionar os deputados a votarem contra o texto que ataca direitos fundamentais da população.

Um dos parlamentares, o deputado Vinícius Poit (Novo/SP), sentiu a pressão dos servidores e perdeu a linha. O político foi para cima de um manifestante com o intuito de criar uma confusão para deslegitimar a luta em defesa do serviço público. O episódio lamentável terminou com vexame para Poit, que precisou ser contido pela Polícia Militar.

Após o ato no aeroporto, o conjunto do funcionalismo público, bem como representantes das dez centrais sindicais brasileiras e outras organizações presentes na luta, reuniram-se na sede do ANDES-SN para definir as atividades de mobilização. Após o encontro, os servidores realizaram ato público em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados. No local, ocorreu ato público com esclarecimentos sobre os perigos contidos na Reforma Administrativa, além de mandar um recado para os deputados: aquele que votar a favor, não será reeleito pelo povo!

As manifestações têm ocorrido toda semana desde que Arthur Lira (PP/AL), presidente da Casa, declarou que irá colocar o projeto em votação.

As coordenadoras da Fenajufe Lucena Pacheco, Juscileide Rondon e os coordenadores Fabiano dos Santos, Thiago Duarte, Luiz Cláudio Correa, Roberto Policarpo, Fernando Freitas participaram das atividades com os representantes de Sintrajufe/RS, Sintrajud/SP, Sitraam/AM, Sindjufe/MS, Sindjufe/MT, Sindjufe/BA, Sintrajufe/PE, Sisejufe/RJ, Sindiquinze/SP, Sindjuf/PB, além de servidores da base do Distrito Federal.

As ações já provocaram o enfraquecimento no governo, e a PEC 32 está cada dia mais distante de aprovação. Temendo derrota, Arthur Lira adiou por mais uma semana sua apresentação. Em entrevista para programa ”Amarelas On Air” da revista “Veja” na segunda- feira (18), Lira afirmou que a reforma administrativa tem muitas dificuldades para avançar.

Ao elencar “ausência de mobilização de quem defende a proposta”, “letargia do governo em agir com mais rigor a favor do texto” e “ausência de setores organizados”, percebe-se que o presidente da Casa está isolado.

Os parlamentares presentes no ato reafirmaram que a mobilização tem feito o governo recuar. Nesse sentido a orientação é unidade na luta para derrubar a PEC 32.

Semana do Servidor
Além de manter a pressão nos deputados, os trabalhadores e trabalhadoras do setor público também já estão planejando as atividades que irão ocorrer na semana do dia 28 de outubro. A data que marca o Dia do Servidor também sediará grandes manifestações pelo país. A CSP-Conlutas fará parte do movimento e convoca todas as entidades a se somarem na luta.

Com informações da Fenajufe e da CSP-Conlutas

 

20 de outubro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *