13 de outubro de 2021

Dia de luta contra PEC 32 e Fora Bolsonaro leva milhares a protestar contra governo

As entidades sindicais, como o Sindjus-AL, centrais sindicais, movimentos sociais, estudantis e populares realizaram o Ato Nacional #2O em Defesa dos Serviços Públicos e pelo Fora Bolsonaro, no dia 2 de outubro, que teve concentração na Praça Centenário, em Maceió, com caminhada pelo Centro de Maceió.

A mobilização nacional aconteceu em todo o Brasil, com as pautas dos trabalhadores, em defesa dos serviços públicos, em defesa da vida, contra a reforma administrativa (PEC 32), por democracia, por vacinas para todos(as), por emprego, por salário, em defesa dos direitos, contra a política ultraliberal do governo Bolsonaro que acumula prejuízo à população com a alta no preço dos alimentos, do gás de cozinha, dos combustíveis, além de mais de 14 milhões de desempregados, mais de 120 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar e morte de quase 600 mil pessoas por covid-19.

O coordenador Jurídico do Sindjus-AL, Paulo Falcão, ressalta o dia de luto e luta da classe trabalhadora. “Luto pelas quase 600 mil mortes por covid-19, por conta dessa política negacionista do governo Bolsonaro, Mourão e também do presidente da Câmara, Arthur Lira, que impede o impeachment desse presidente. É um dia importante da classe trabalhadora, nesse início de primavera deste ano. Estamos nas ruas para denunciar essa política de privatização dos Correios, da Petrobrás, da Caixa Econômica, do Banco do Brasil e de todas as empresas estatais que estão sendo entregues a preço de bananas, sendo privatizadas. Eles querem privatizar cada posto de saúde em cada bairro para que a população pague o mínimo possível para ter acesso à vacina. Privatizar a Educação para que a classe trabalhadora pague a escola dos seus filhos. É contra tudo isso que os servidores públicos municipais, estaduais e federais e toda a classe trabalhadora estão juntas para derrotar essa PEC 32, da reforma administrativa, conhecida como a PEC da Rachadinha do Bolsonaro e de seus filhos que estão encastelados no Planalto. Estamos organizando uma grande greve nesse país para que essa burguesia entenda que a classe trabalhadora vai resistir e não vai entregar de mãos beijadas seus direitos. Por conta disso, chamamos toda a classe trabalhadora para se organizar para o próximo ato no dia 15 de novembro. Fora Bolsonaro, Mourão e todos os genocidas. Viva a luta internacional dos trabalhadores”.

Os manifestantes também cobraram a abertura do impeachment do presidente Bolsonaro ao deputado federal alagoano Arthur Lira, que engavetou mais de 130 pedidos.

Na manifestação, foi realizada a comemoração pelo centenário do educador Paulo Freire por sua pedagogia crítica. Autor da obra Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas mundialmente. É também detentor de mais de 40 títulos de doutor honoris causa.

Veja as fotos no Facebook do Sindjus – https://www.facebook.com/media/set/?vanity=sindjusal&set=a.2130566677081830

 

13 de outubro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *