8 de setembro de 2021

Grito por vida, em defesa dos serviços públicos e Fora Bolsonaro ecoa no 7 de setembro

A 27ª edição do Grito dos Excluídos ocorreu com a presença de servidores públicos, movimentos sociais, centrais sindicais, partidos de esquerda, estudantes, trabalhadores do campo e da cidade, da população em geral com o mote “Vida em primeiro lugar”.

A concentração aconteceu na Praça Sete Coqueiro, local da celebração de uma cerimônia ecumênica com representantes da Pastoral da Terra, da Igreja Batista, da Assembleia de Deus, da Igreja Católica, com a participação das centrais sindicais e movimentos em defesa das minorias. O ato também contou com os indígenas da etnia Xucuru-Kariri, de Palmeira dos Índios, que protestaram contra o marco temporal sobre terras indígenas e a luta pela demarcação.

Em defesa dos serviços públicos e por democracia, os manifestantes desaprovaram a postura antidemocrática do governo Bolsonaro e protestaram contra o desemprego, a fome e a privatização dos serviços públicos, contra o aumento dos preços dos alimentos, do gás, da energia e do combustível, contra a PEC 32, da reforma administrativa, que privatiza os serviços públicos e retirada direitos dos servidores.

O coordenador Jurídico do Sindjus-AL, Paulo Falcão, ressaltou que o 7 de Setembro é mais um dia de luta e luto da classe trabalhadora, da juventude, dos povos do campo e da cidade, unificado com o Grito dos Excluídos para protestar nas ruas e mostrar que a classe trabalhadora vai derrotar o governo Bolsonaro e a proposta de “deforma” administrativa – a PEC 32. “Estamos defendendo os serviços públicos de qualidade, a educação, a Justiça, a Segurança para que a população tenha acesso gratuito aos serviços essenciais garantidos pela Constituição. É por isso que estamos nas ruas para derrotar todas essas propostas de retirada de direitos da classe trabalhadora. Nesse momento, conclamamos a categoria do Poder Judiciário Federal de Alagoas e do país a se unificar e participar das demais atividades para derrotar essa reforma, que poderá entrar em pauta de votação da Câmara dos Deputados na semana de 14 a 15 deste mês. Viva a luta unificada da classe trabalhadora”, disse.

Mostrando a insatisfação com a política do governo Bolsonaro, o dirigente do Sindjus-AL Alexandre Sarmento disse que a maioria da população não apoia o governo Bolsonaro, que a cada momento vem retirando direitos dos trabalhadores e desconstruindo as políticas públicas de inclusão, com sua política neoliberal, a qual permite a volta da inflação, atingindo, principalmente, as pessoas mais pobres com fome e miséria. “É importante que as pessoas saiam às ruas de forma pacífica e ordeira para mostrar a esse governo que ele não tem apoio, principalmente, nesse momento, o qual coloca em prática a ruptura democrática do país com o apoio de minoria muito barulhenta”, adverte.

As manifestações também aconteceram no interior de Alagoas, a exemplo de Arapiraca e Delmiro Gouveia.

 

 

8 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *