24 de setembro de 2021

Acontece a vacinação da 3ª dose para pessoas com 70 anos ou mais e imunossuprimidos contra covid

A Prefeitura de Maceió iniciou na quarta-feira (23), a aplicação da terceira dose para idosos com 70 anos ou mais que tenham completado, pelo menos, seis meses desde que tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Nesta etapa, também receberão a dose complementar pessoas com alto grau de imunossupressão com, pelo menos, 28 dias após terem tomado a 2ª dose. Pessoas acamadas que estão entre estes públicos serão atendidas em casa.

O início da aplicação foi viabilizado pelo modelo desenvolvido pela Prefeitura de Maceió, destaque nacional em eficiência vacinal.

A terceira dose estará disponível em todos os pontos de vacinação, com horário estendido até as 21h, no Corujão da Vacina nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Nos pontos da Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Papódromo (Vergel) e Terminal do Osman Loureito (Clima Bom), o horário vai até às 16h.

Pessoas acamadas
Todas as pessoas acamadas que estão incluídas nesses públicos serão atendidas pelas equipes de vacinação extramuros. As que vieram a ficar acamadas ao longo desse período precisam ligar para o número 3312-5589 e se cadastrar para receber a equipe de vacinação em casa.

De acordo com a Nota Técnica n° 43/2021 do Ministério da Saúde (MS), o público elegível para esta etapa da vacinação segue como o mais vulnerável às formas mais graves da Covid-19.

Intercambialidade
A nota técnica recomenda, ainda para esta etapa, a intercambialidade entre vacinas. Ou seja, todo esse público tomará vacinas diferentes das que foram administradas nas doses anteriores. Quem tomou as duas doses da Coronavac e da Astrazeneca tomará a dose da Pfizer e quem tomou as duas doses da Pfizer tomará a dose complementar da Astrazeneca.

Documentos necessários
Para se vacinar, pessoas idosas devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior.

Pessoas imunocomprometidas devem apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos citados abaixo:

– Prescrição médica com justificativa;
– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;
– Relatório médico;
– Receitas para terapêutica específica de condições descritas;
– Guia de Encaminhamento específico.
Imunossuprimidos que devem tomar a terceira dose

I – Imunodeficiência primária grave.
II – Quimioterapia para câncer.
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
V – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
VIII – Pacientes em hemodiálise.
IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Com informações da Gazetaweb

24 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *