11 de junho de 2021

CSP-Conlutas: Onze anos de luta classista, autônoma e em defesa dos trabalhadores

Em 6 de junho de 2010, era fundada oficialmente a CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular – a partir da unificação de várias entidades.

Mas, podemos afirmar que nossa Central tem mais de uma data de criação, porque ela vem de movimentos amplos iniciados em 2004, quando houve o Encontro Nacional Contra as Reformas Sindical e Trabalhista, em Luziânia (GO). Se contarmos por aí, a Central já tem 17 anos.

Ou ainda considerar a criação da Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) há 15 anos, em 2006, com concepções inovadoras, por agregar em sua composição além de entidades sindicais, movimentos populares, contra as opressões e de juventude.

A Conlutas nasceu com uma posição classista, combativa, independente, autônoma e internacionalista e, após a unificação, a CSP-Conlutas seguiu esses mesmos passos.

Nossa Central é jovem, mas já entrou para o cenário e história da luta de classes no Brasil.

Nesse quase um ano e meio que estamos vivendo sob a pandemia, a CSP-Conlutas vem na linha de frente da batalha contra o governo Bolsonaro apontando a necessidade de salvar vidas por meio do lockdown e da vacina; levantou as bandeiras da exigência do auxílio digno e garantia de emprego e direitos; assim como está na luta para colocar para fora o governo Bolsonaro e Mourão, já. A Central não quer esperar 2022.

Agora, ao preparar o 19J convoca as Centrais Sindicais a organizarem uma Greve Geral Sanitária no Brasil para salvar vidas e derrotar de vez este governo genocida.

Como impulsionadora ou participante ativa das lutas dos últimos períodos, nossa Central se mantém na linha de frentes nas lutas no Brasil, sem deixar para trás seu perfil internacionalista.

História

Nos dias 5 e 6 de junho de 2010, os delegados presentes ao Congresso da Classe Trabalhadora (Conclat), realizado em Santos (SP), decidiram em favor da unificação de organizações combativas dos movimentos sindical, popular e estudantil, entre elas, a Conlutas, o MTL e o MTST.

Nascia aí uma central sindical e popular, comprometida com a luta dos trabalhadores, independente de patrões e governos.

A CSP-Conlutas vem demarcando seu perfil ao participar de importantes mobilizações de norte a sul do país. Seja nas campanhas salariais de trabalhadores das mais variadas categorias e nas lutas por emprego, salários e direitos, seja nas lutas contra as privatizações e contra as reformas que atacam direitos da classe trabalhadora.

Para além disso, a Central organiza em suas bases os mais pobres que lutam por moradia, trabalhadores do campo e pequenos produtores, quilombolas, indígenas, os que lutam contra as opressões e a juventude.

11 de junho de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *