6 de março de 2021

No STF, Fenajufe continua luta pela retomada do Fórum Permanente de Carreiras

Em reunião com o Diretor-Geral, Fernando Freitas e Policarpo voltam a defender urgência das demandas dos(as) servidores(as) do Judiciário Federal

Os servidores e servidoras do Judiciário Federal e do MPU têm pressa em resolver angústias da carreira há muito tempo travadas nos altos escalões do poder, em razão de complicadores técnicos-orçamentários.

E foi com essa perspectiva, a de buscar e construir soluções, que Fernando Freitas e Roberto Policarpo, coordenadores da Fenajufe, reuniram-se nesta quinta-feira, 4, com o Diretor-Geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Edmundo Veras dos Santos Filho, com uma pauta muito objetiva: a retomada dos trabalhos do Fórum Permanente de Carreira e as discussões nela contidas, incluindo a alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico (NS), e ainda, o cenário das reformas em curso no Legislativo.

Ainda no ponto “NS”, os coordenadores defenderam que o tema já foi debatido à exaustão em vários fóruns e instâncias e que precisa, com urgência, ser encaminhado ao Congresso, não havendo mais razão de demora nesse envio.

Sobre as discussões das pautas no Fórum, na avaliação do Diretor-Geral é preciso análise aprofundada frente aos mecanismos criados a partir das reformas aprovadas e os dispositivos criados, o que, geralmente, tendem a complicar algumas mudanças.

Mas, para os dirigentes, apesar da redução salarial imposta ao funcionalismo pelo aumento da alíquota do desconto previdenciário e o congelamento salarial em curso desde a última parcela do PCs em 2020, do diálogo no Fórum surgirão soluções.

Além das discussões, Freitas e Policarpo entregaram a Veras o ofício em que a Fenajufe trata com o Supremo – também integrante do Fórum Permanente de Carreira – aspectos da pauta de reivindicações já encaminhada anteriormente. No documento, a Fenajufe busca a abertura de diálogo com o STF sobre temas que repercutem diretamente no conjunto da categoria, como a reforma administrativa, a política salarial, o NS, bem como temas ligados à pandemia e ao teletrabalho, entre outros.

Os coordenadores informaram ainda a Edmundo Veras que mantiveram reunião, na quarta-feira, 3, com o Secretário-Geral do CNJ, Valter Shuenquener de Araújo, com quem também trataram da retomada de atividades do Fórum Permanente de Carreira.

Ao final do encontro Edmundo Veras concordou com a necessidade das discussões frente a urgência para os (as) servidores(as), mantendo-se disponível à Fenajufe para discussão das pautas.

Ofício ao DG do STF – https://www.fenajufe.org.br/images/Of%20DG%20do%20STF.pdf

Pauta de reivindicações encaminhada ao Fórum de Carreira – https://www.fenajufe.org.br/images/242-20%20-%20Pauta%20de%20reivindica%C3%A7%C3%B5es%20ao%20Forum%20Permanente%20-%20CNJ%2018-11-2020.pdf

Luciano Beregeno, da Fenajufe

6 de março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *