6 de março de 2021

8M: mulheres na luta contra a violência, por vacinas e contra as PECs que retiram direitos. Veja as atividades

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves e mobilizações. Nessa data, é reforçada a necessidade da luta contra a desigualdade, contra a exploração, a violência em meio à pandemia da Covid-19, contra a PEC Emergencial e a Reforma Administrativa, que atacam os serviços públicos e a garantia dos direitos fundamentais, vacinas para todos(as) e em defesa do SUS.

No Brasil, mais de 260 mil pessoas foram mortas pela covid-19, vítimas da fragilidade sanitária e da conduta genocida do governo de Bolsonaro, que não priorizaram a vacinação de todos os brasileiros e não adotaram as devidas medidas sanitárias de combate a pandemia. Em todos os estados, as UTIs lotadas, e a população sem o devido atendimento.

As mulheres também sofrem com a violência que aumentou na pandemia, bem como o feminicídios. Segundo estudo realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, em média, foram cinco casos por dia de violência contra mulheres nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, em 2020. Alagoas possui a maior taxa de feminicídios do Brasil, são 2,5 a cada 100 mil mulheres, em 2019, de acordo com o Núcleo de Estudos da Violência da USP. No primeiro semestre de 2020, foram assassinadas 55 mulheres na pandemia. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública também mostrou que Alagoas teve o terceiro maior aumento no número de estupros do país no ano de 2019.

No Brasil, as mulheres lutam por direitos, enfrentando o desemprego e o aumento do custo de vida, com a inflação disparada, alta do preço do alimento, por exemplo, a cesta básica em quase 30%. Altos preços no combustível e gás de cozinha. Para se ter uma ideia, de outubro de 2016 (quando foi implantada a nova política de preços com “paridade com o mercado internacional”) a 2 de março deste ano, nas refinarias, a gasolina subiu 73,3%, o diesel, 54,8%, e o gás de cozinha, 192%. As mulheres ainda enfrentam salário menor na mesma função que dos homens. As mulheres também sofrem com o desemprego. Entre o 3º trimestre de 2019 e 2020, o contingente de mulheres fora da força de trabalho aumentou 8,6 milhões, segundo os dados da PNADC.

Profissões, que têm em seus quadros maior parte formada por mulheres, estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia ou em situações mais vulneráveis e propensas ao contágio, como enfermeiras, professoras, trabalhadoras dos setores de limpeza, empregadas domésticas.

No Brasil inteiro, mulheres farão atos virtuais e presenciais

A CSP-Conlutas inicia a mobilização no dia 6, durante a Reunião da Coordenação Nacional da Central, com painel sobre a situação das mulheres na pandemia e importância da realização de um 8 de Março com massiva participação. No dia 7, a partir das 13 horas, terá início uma live da Articulação Nacional dos Movimentos de Mulheres, com a participação de mulheres trabalhadoras e ativistas de todo o país e de diversas organizações e entidades sociais e políticas.

Em Alagoas, representações feministas dos movimentos sociais, sindicais e de partidos políticos preparam ações virtuais para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

A Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas também transmitirá um debate virtual sobre “Direitos das mulheres e Feminismo”, no dia 13 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. Com a presença de ativistas internacionais, a conversa será aberta para participações e transmitida via a plataforma Zoom. Para se inscrever na reunião, basta preencher o FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO: https://forms.gle/MmspJwYuzpZRM92f9.

A Fenajufe orienta acompanhar o lançamento do 8M/2021, Dia Internacional das Mulheres, neste domingo (07), com um ato político virtual. A Federação vai fazer transmissão cruzada, pelo Sindjus: (https://www.facebook.com/sindjusal). Os sindicatos podem acompanhar pela página do facebook (https://www.facebook.com/fenajufe.nacional).

 

Com informações da CSP-Conlutas e Sindjus-AL

6 de março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *