6 de novembro de 2020

Novembro é o mês da prevenção ao câncer de próstata

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e de alertar a população importância de conhecer essa doença e da realização de um diagnóstico precoce sobre ela.

A Novembro Azul é para quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente, em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

 

A próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela apresenta o tamanho de uma castanha, está localizada logo abaixo da bexiga e circunda a primeira porção da uretra. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozoides.

A próstata pode sofrer um aumento benigno à medida que o homem envelhece. Esse aumento é observado em quase todos os homens com mais de 70 anos e pode causar uma obstrução na uretra, impedindo a passagem adequada de urina. Além disso, a próstata é também um local em que frequentemente observa-se o desenvolvimento de câncer.

O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais ocorre em homens. A expectativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) é de que, somente em 2018, tenham surgido 68.220 novos casos da doença no Brasil. De acordo com o Instituto Oncoguia, cerca de 1 homem, em 36, morrerá em decorrência de câncer de próstata.

O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 70% dos doentes foram diagnosticados aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os números de ocorrência da doença.

Alimentos não saudáveis também são aliados aos fatores de desenvolvimento do câncer, como uma alimentação rica em gordura, carnes e embutidos.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é feito porque a glândula está localizada em frente ao reto e, no exame, o médico consegue perceber a textura dela e avaliar se há presença de caroços. Esse exame é rápido e pouco incômodo.

A recomendação de realização dos exames para diagnóstico desse tipo de câncer depende da avaliação do médico. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar dessa doença, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45.

 

Sinais e sintomas

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas, agindo de forma muito silenciosa. O diagnóstico deve ser buscado quando ocorrerem sintomas como:

Dificuldade para urinar;

Diminuição do jato de urina;

Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

Sangue na urina.

Muitas vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante investigar. Já na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, diversos sintomas urinários e, em casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

Como prevenir o câncer de próstata?

Como medida mais eficaz para a prevenção do câncer de próstata, especialistas recomendam adotar hábitos saudáveis, veja:

Ter uma dieta saudável com menos gordura à base de frutas, verduras e cereais;

Praticar atividades físicas diariamente;

Evitar o fumo;

Diminuir a ingestão de álcool.

Ingerir alimentos saudáveis faz bem à saúde e ainda ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.

 

6 de novembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *