19 de maio de 2020

Centrais sindicais lançam campanha por renda, emprego e por “Fora Bolsonaro”

Dez Centrais Sindicais brasileiras lançam, na segunda-feira (18), uma campanha pela saída do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A avaliação é que a insatisfação com o governo de Bolsonaro vem crescendo devido à péssima postura do presidente ante a pandemia da Covid-19.

“Além dos ataques aos trabalhadores desde o início da gestão, agora, diante da pandemia da Covid-19, ao invés de tomar medidas rápidas e radicais de quarentena, minimiza a doença e coloca a vida da população em risco. É um genocida”, afirma o integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Atnagóras Lopes.

Uma das medidas cruéis do presidente e sua equipe econômica foi vetar o direito à verba emergencial de R$ 600 para extrativistas, assentados da reforma agrária, artesãos, profissionais da beleza (como cabeleireiros), ambulantes que comercializem alimentos, diaristas, garçons, guias de turismo, babás, motoristas de aplicativos, taxistas e catadores de recicláveis. Uma perversão!

Atnágoras reforça que desde a campanha eleitoral, Bolsonaro já tinha mostrado que governaria para banqueiros, grandes empresários, agronegócio e seguiria a cartilha ultraliberal de direita do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. “Para os trabalhadores foram o fim das aposentadorias, retirada de direitos e desregulamentação do trabalho na CLT (Consolidação das leis do Trabalho) e alta taxa de desemprego. Ainda podemos citar muito mais, como as privatização, destruição da educação e saúde públicas, como os ataques ao meio ambiente, povos indígenas e quilombolas”, disse.

Sem acreditar na força do impeachment, as centrais apostam na mobilização da classe trabalhadora para derrotar o governo. A aposta é que mobilização repercuta e fomente manifestações populares.

Profissionais de toda a área da saúde vêm realizando protestos desde a semana passada. Entre as principais reivindicações estão condições de trabalho, EPIs (equipamentos de proteção individual) e testes do vírus para toda a categoria. Movimentos populares também começam a realizar protestos no Brasil.

O objetivo é estender a campanha por todo o país espalhando um milhão de cartazes de norte a sul do Brasil, além de outras iniciativas.
A CSP-Conlutas defende Fora Bolsonaro e Mourão, já!

Com informações da CSP-Conlutas

19 de maio de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *