22 de janeiro de 2020

Dia dos Aposentados marca luta em defesa da Previdência pública e contra a militarização do INSS

O Dia Nacional dos Aposentados, em 24 de janeiro, foi marcado por manifestações em defesa da Previdência pública e contra a militarização do INSS. As entidades classistas, como a CSP-Conlutas, clamam por realização de concursos públicos, por valorização dos servidores, pela defesa da previdência social pública, pela paridade entre ativos e aposentados e contra a reforma administrativa.

Alem disso, o governo Bolsonaro aprovou a reforma da Previdência, que limitou o direito ao acesso à aposentadoria, aumentou o tempo de contribuição e a idade mínima para se aposentar e reduziu o pagamento das pensões.

O governo mantém a política de desmonte do INSS, como parte de ações para privatizar a previdência pública.  O sucateamento fica evidente na precariedade do atendimento do INSS, que está com mais de três milhões de pedidos de aposentadoria e outros benefícios parados. Ao invés de combater o problema com a contratação de novos servidores, que melhorariam o atendimento e agilizariam a análise de pedidos, o governo Bolsonaro sinalizou com a contratação de militares.

Com a forte mobilização dos servidores, o governo recua e pretende convocar servidores aposentados do INSS para um período especial de trabalho até que a situação na fila de pedidos de aposentadoria seja normalizada.

Em todo país, houve protestos em defesa do INSS. Em Alagoas, sindicatos realizaram ato público que também tem como alvo de protesto a Reforma da Previdência, aprovada na Assembleia Legislativa pelo governo Renan Filho, em frente ao Palácio do Governo, no Centro de Maceió.

Dia Nacional dos Aposentados
O Dia Nacional dos Aposentados é comemorado anualmente em 24 de janeiro. A data homenageia todos os profissionais que dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social.
História da data – O Decreto de Lei nº 6.926 criou o Dia Nacional dos Aposentados em 1981. A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Até então, a Previdência Social atendia apenas os funcionários do governo federal. No Brasil, um dos atos que concedeu o direito à aposentadoria é de 23 de março de 1888, beneficiando apenas os empregados dos Correios.

22 de janeiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *