24 de novembro de 2019

Em reunião com DG do STF, Fenajufe trabalha pela instalação do Fórum Permanente de Carreira

Fórum é espaço administrativo adequado para encaminhamento das demandas urgentes da categoria

A pauta dos servidores e servidoras do Judiciário Federal e TJDFT foi tema de reunião na quarta-feira (20), no Supremo Tribunal Federal (STF). Os coordenadores Roberto Policarpo e Leopoldo Lima trataram de temas de extrema relevância para a categoria, com o Diretor-Geral do Supremo, Eduardo Silva Toledo. O encontro acontece em resposta à solicitação da Fenajufe, contida no Ofício 294/2019, encaminhado em 7 de agosto.

O tema principal do encontro foi a instalação do Fórum Permanente de Carreira, desdobramento da Comissão de Carreira e importante seara de discussão acerca das demandas da categoria.

Comissão de Carreira

Ante a defesa da Fenajufe quanto à urgência de instituir o espaço de discussão, o DG informou que o Fórum deverá ser instituído não pelo STF, mas pelo Conselho Nacional de Justiça, via ato administrativo. A justificativa, segundo Eduardo Toledo, é que no Conselho existe mais facilidade de trato das questões administrativas, principalmente aquelas de ampla abrangência.

Cobrado pela Fenajufe, o Diretor Geral se comprometeu trabalhar para que o ato administrativo criando o Fórum Permanente, seja assinado ainda este ano.

Quintos

Outro tema que permeou a pauta e concentrou atenção foi a modulação dos Quintos. A Fenajufe, por seus coordenadores, defendeu que uma solução seja apresentada o mais rápido possível.

A informação obtida junto a Toledo é que o tema voltará ao plenário físico para definir essa modulação. Por esta razão, Dias Tóffoli chamará o processo a qualquer momento, até porque o RE 638115 continua na pauta. Pelo calendário, o Supremo Tribunal Federal realizará dez sessões de julgamento até o final do ano.

A Fenajufe solicitou ainda que o Diretor-Geral fizesse gestão junto ao presidente Tóffoli, para que realmente o processo dos quintos fosse concluído ainda este ano.

Alteração da escolaridade para ingresso na carreira de Técnico Judiciário

Leopoldo Lima e Roberto Policarpo também foram incisivos quanto a uma resposta sobre a alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico Judiciário, o NS. Trata-se de demanda superlativa da categoria e os servidores e servidoras precisam de uma definição quanto ao pleito. A Fenajufe cobra posição definitiva do Tribunal quanto a questão.

O tema, segundo o Diretor-Geral, será tratado no âmbito do Fórum Permanente de Carreira, arena correta para a discussão. Toledo garantiu que o assunto é de conhecimento dos ministros, fruto do trabalho já desenvolvido pela Fenajufe e sindicatos junto aos magistrados.

Agentes de Segurança e Oficiais de Justiça

Dos temas específicos destes segmentos o principal foco foram os aspectos que cercam a GAS e a Polícia Judicial. A Fenajufe defendeu posição quanto à necessidade de definições, principalmente no que tange à garantida de continuidade do recebimento da Gratificação na aposentadoria.

Quanto à Polícia Judicial a Federação disse ao Diretor Geral que existem três soluções possíveis, sendo uma através de resolução do próprio Supremo e outras que passam, pelo envio de projeto ao congresso Nacional.

Assentindo com a importância da questão, Eduardo Toledo novamente asseverou que os temas merecem tratamento adequado, no Fórum Permanente de Carreira.

Enquadramento dos artífices

Preocupação constante da Fenajufe que busca a solução do problema tanto no CSJT quanto no CJF e demais administrações superiores do judiciário, o reenquadramento dos 135 artífices, “esquecidos”, também foi tratado no encontro.

Outra vez o Fórum Permanente foi apontado por Toledo como seara ideal para a resolução do problema.

Reforma Administrativa

Apesar dos constantes desencontros quanto ao envio da proposta de reforma Administrativa pelo governo ao Congresso Nacional, o tema suscita debates frente a ameaça que representa. Os coordenadores discutiram as possibilidades de trato da questão no Judiciário, principalmente após análise de cenário, tão logo seja apresentado o projeto.

Na avaliação de Eduardo Toledo, o tema ainda é muito abstrato e somente poderão ser traçadas estratégias de atuação institucional, após conhecimento do que o governo cristalizar na reforma.

Orçamento do Judiciário

Assunto de profunda gravidade também abordado na reunião foi a tentativa de imposição de mais um contingenciamento ao Judiciário, contida na proposta orçamentária apresentada pelo governo. O problema está em discussão entre Judiciário e Executivo e deve ser resolvido mediante alterações na LDO. Mas isso em nada amenizará a previsão de arrocho para a pasta em 2020. Se 2019 já trouxe dificuldade a muitas unidades do Judiciário com cortes de pessoal e custeio, 2020 deverá agravar ainda mais a situação, o que irá exigir tanto da Federação quanto dos Sindicatos, atuação mais forte para que os servidores não sejam penalizados.
Luciano Beregeno, da Fenajufe

24 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *