8 de outubro de 2019

Vacinação contra o sarampo: veja calendário e quem pode se vacinar

A nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo está em todos os postos de saúde. A campanha ganha ainda mais relevância diante dos números do sarampo no país, mas que voltou a fazer vítimas, em grande parte, por conta de fake news.

Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 5.404 casos confirmados no país, nos últimos 90 dias. Foram seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com os 102 municípios alagoanos, seguindo a estratégia nacional, realiza a campanha em duas etapas:

Na primeira etapa da campanha, que vai até o dia 25 deste mês, devem ser vacinadas as crianças de seis meses até cinco anos incompletos, ou seja, com quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já no período de 18 a 30 de novembro, devem ser vacinados os jovens com idade entre 20 a 29 anos.

A campanha terá também dois Dias D, ficando a execução das atividades a cargo das Secretarias Municipais de Saúde. Na primeira fase, vai ocorrer em 19 de outubro. Já na segunda fase, o Dia de Mobilização será realizado em 30 de novembro.

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação.

 

Quem não pode se vacinar?

Segundo o Ministério da Saúde, a tríplice viral é contraindicada para pessoas com histórico de anafilaxia a doses anteriores da vacina, portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas, além dos infectados pelo vírus HIV com vigência de imunossupressores graves.

 

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

 

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;

De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

 

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

 

8 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *