9 de outubro de 2019

Outubro Rosa: alerta para prevenção do câncer de mama

A campanha anual Outubro Rosa, realizada mundialmente em outubro, tem o objetivo de e alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e a prevenção ao adoecimento.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, sendo um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A pesquisa aponta em cada quatro mulheres que tem caso de câncer diagnosticado, um é câncer de mama, representando 24,2% do total.

Pesquisa da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) revela que o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência, junto com o de pulmão e o colorretal, registrado em 154 países dos 185 analisados.

No Brasil, o INCA informa que o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

A redução de risco e o diagnóstico precoce da doença seguem sendo os principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer.  Os casos identificados em estágio inicial têm 95% de possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

A faixa etária entre 50 e 69 anos é a preconizada pelo Ministério da Saúde como de maior risco para o desenvolvimento da doença. Segundo o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos. Entre eles estão:

– Praticar atividade física regularmente;

– Alimentar-se de forma saudável;

– Não fumar;

– Realizar exames preventivos regularmente;

– Ter o peso corporal adequado;

– Não ingerir bebidas alcoólicas;

– Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.

 

9 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *