18 de junho de 2019

Protesto da greve geral reúne mais de 20 mil pessoas

Mais de 20 mil pessoas participaram da greve geral em Maceió. Trabalhadores da cidade e do campo se juntaram contra a reforma da Previdência, em defesa das aposentadorias e do emprego. A concentração ocorreu na Praça Centenário em 14 de junho.

O servidor do TRT João Sampaio ressaltou a importância da greve geral pela defesa da aposentadoria. “O governo acusa o movimento de ser político e partidário, o que não é. Existem vários segmentos presentes, como estudantes e trabalhadores em geral, que lutam contra a reforma da Previdência”, disse.

Para a professora aposentada Verônica de Brito, o governo só ataca os direitos dos trabalhadores. “A PEC 06/2019 veio para desprestigiar os servidores e retirar direitos dos trabalhadores. A reforma vai congelar os proventos dos aposentados”, disse.

O coordenador Geral do Sindus-AL, Marcus Robson, ressaltou a importância da greve geral para aglutinar as forças contra o governo antipopular. “Unir a esquerda, o campo progressista, para dizer não à reforma da Previdência”, revelou.

No dia anterior à greve geral, o relator da Comissão Especial da Câmara divulgou o substitutivo da reforma da Previdência, que não agradou o movimento sindical. O coordenador Geral do Sindjus-AL, Paulo Falcão, ressaltou que o relatório exige idade para se aposentar, tempo de contribuição, desigual fórmula de cálculo da aposentadoria, que mudou a essência da reforma. “Não houve nenhuma mudança significativa. É uma armadilha para os trabalhadores. Não há resultado positivo para os trabalhadores. A ideia do governo e empresário é o trabalhador não chegar a se aposentar”, alerta o sindicalista.

No Brasil, a adesão à greve geral foi em mais de 300 cidades do país. Estima-se o envolvimento de cerca de 40 milhões de trabalhadores nas mobilizações que começaram ainda nas primeiras horas de madrugada e se estenderam até a noite do dia 14 de junho.

Acesse as fotos da greve geral no Facebook do Sindjus-AL: https://www.facebook.com/pg/sindjusal/photos/?tab=album&album_id=1374012439403928

 

18 de junho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *