2 de outubro de 2018

Suicídio se combate com a prevenção

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais

O suicídio é um ato que tem que ser combatido por todos. Para prevenção, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta um serviço gratuito. A equipe de voluntários fica disponível para acolher e atender qualquer pessoa que busque apoio emocional, sempre sob sigilo, pelo telefone (188), chat, e-mail ou pelo site www.cvv.org.br.

 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais, entre eles, a dependência de álcool e a depressão.  Situações de separação, divórcio, luto recente, solidão, desemprego, mudança ou perda recente de trabalho, problemas escolares ou laborais, doença grave ou crônica e dependência de drogas e álcool podem, efetivamente, resultar numa resposta negativa e conduzir ao suicídio. Isso pode ser uma associação de um alto grau de desesperança a uma grande incapacidade de resolver problemas. Uma das formas de prevenir é dialogar, falar e expor as possibilidades de prevenção, tratamento e acompanhamento.

 

O CVV revela que, normalmente, o suicídio é equacionado como a forma de acabar com uma dor emocional insuportável causada por variadíssimos problemas, sendo frequentemente considerado como um pedido de ajuda. Por isso, o suicídio não pode ser um tabu, mas um tema para debatido e combatido.

 

Dados de suicídio

Todos os dias, 3 mil pessoas no mundo cometem suicídio. No Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram a vida, sendo 79% delas homens e 21% mulheres. Desde 2012, que a taxa de suicídio em brasileiros de 15 a 29 anos subiu quase 10% de acordo com dados do Mapa da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Na capital alagoana, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) revela que, no período de 2015 a 2018, 146 pessoas morreram por suicídio. Em todo o estado, já são mais de 540 registros. Entre 2017 e 2018, cinco policiais militares cometeram suicídio em Alagoas.

 

Com informações: CVV, artigo Ana Celeste – via Sapo, Gazetaweb, Sindpol-AL.

2 de outubro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *