2 de outubro de 2018

Previna-se do câncer de mama. Abrace a campanha Outubro Rosa

O câncer pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura

Neste mês de outubro, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL) convoca a categoria para abraçar a campanha de conscientização do Outubro Rosa, que tem como objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.  De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca, em 2017, mais de 21 mil mulheres tiveram câncer de mama no Brasil. Já neste ano, a estimativa é de que 59.700 novos casos sejam diagnosticados.

Segundo o Instituto, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente, após os 50 anos.

Em Alagoas, estima-se que 500 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados até o final do ano de 2018, segundo o Inca.

 

Prevenção

Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer de mama que inclui alimentos não gordurosos, atividade física regular, pouca ingestão de bebidas alcoólicas e o não uso de cigarro. A amamentação também é considerada um fator protetor, é o que indica o Instituto Nacional de Câncer.

A detecção do câncer de mama nas etapas iniciais aumenta as chances de cura. Por isso, é importante fazer o autoexame e o exame clínico das mamas, feito por um profissional treinado.  Os médicos recomendam a primeira mamografia entre 30 e 35 anos. Por volta dessa idade começam a ocorrer as primeiras transformações hormonais na mulher.

O uso da mamografia associado ao ultrassom garante 97% de acerto nos diagnósticos de câncer de mama.

2 de outubro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *