1 de janeiro de 2014

Vontade da base é aprovada, CUT está fora da Fenajufe

Por 269 votos, os delegados do 8º Congresso Nacional da Fenajufe aprovaram a desfiliação à Central Única dos Trabalhadores contra 206. A vitória representa um início da retomada da luta da categoria sem a intervenção da Central governista que ataca direitos dos trabalhadores. Fenajufe representa mais de 120 mil servidores do Judiciário em todo o país.

Para as 25 entidades sindicais dos servidores do Judiciário Federal, que já se desfiliaram da CUT, como o Sindjus/AL, o governo federal usa a estrutura da CUT para frear as lutas dos trabalhadores, tornando-se o principal obstáculo para o combate dos ataques aos direitos dos trabalhadores.

Para o coordenador Jurídico do Sindjus/AL, Paulo Falcão, a luta coletiva de resistência da categoria teve como resultado a grande vitória para a classe trabalhadora, contra as políticas governistas apoiadas pela CUT, a exemplo da reforma da Previdência. “Estamos barrando as amarras daquela Central, que faz o jogo do governo. Vamos agora ampliar e avançar nossos direitos. Participar intensamente da greve”, revela.

De acordo com o coordenador Administrativo do Sindjus/AL, Alex Cardoso, “a CUT prioriza a negociação ‘aparente’, que retira nossos direitos, assumindo um papel que há anos foi da CGT, liderada por Joaquim dos Santos Andrade, o Joaquinzão – sinônimo de peleguismo- que só trouxe malefício aos trabalhadores”, informa, acrescentando que a categoria decidiu votar por mudanças, agora cabe ao LutaFenajufe implementar todo o seu programa político em defesa dos trabalhadores.

João Carlos, o Joãozinho, coordenador Jurídico do Sindjus/AL, destaca que a desfiliação à CUT é uma das maiores vitória no meio sindical, que, por mais de 10 anos, estava lutando para que esse dia chegasse. “Tiramos essa Central que só faz o papel do governo e trair e enganar a categoria”.

 Já para o aposentado da Justiça Federal de Alagoas Jair Tavares, que participa pela primeira vez do Congresso Nacional, diz que é uma vitória contra o governo, tirar a CUT da Fenajufe.

Feliz  com a vitória do “Fora CUT”, a coordenadora Jurídica do Sindjus/AL, Malu Gonzaga, diz que a CUT não representa os trabalhadores. “Não tinha porque a Fenajufe estar com a CUT. Teríamos que ter saído há mais tempo. Foi uma vitória importante para a luta da Fenajufe”.

Outra otimista é a coordenadora de Comunicação do Sindjus/AL, Luciana Wander de Melo. “Com 20 anos de fundação e filiação à CUT, a Fenajufe inicia uma Nova Era, e a categoria merece uma Federação mais comprometida com suas causas, bandeiras e lutas. Cabe agora a chapa sair vitoriosa deste Congresso, agir cotidianamente com rigor da transparência e da democracia sem esquecer jamais sua finalidade. Parabéns a todos que participaram desta conquista e insisto para que fiquemos mas vigilantes a cada dia, conscientizados do papel de cada um de nós no compromisso com um Brasil melhor, mais justo e democrático”.

Para Paulo Rios, do Sintrajufe/MA, a CUT se absteve do seu papel de luta e de defesa dos direitos, principalmente, quando o Partido dos Trabalhadores chega ao poder na figura do Lula. “Hoje a CUT não tem aquela autonomia que já teve. Virou em uma coisa vinculada ao PT, levando prejuízo aos trabalhadores do Brasil, principalmente, com a retirada de direitos”.

Na mesma opinião defende Saulo Arcangeli, do Sintrajufe/MA, lembrando que a CUT não assinou a campanha pela anulação da reforma da Previdência. “Fez um acordo com o governo para trocar o Fator Previdenciário pelo Fator 85/95 que é prejudicial aos trabalhadores. Apresentou o projeto de flexibilização da CLT – o Acordo Coletivo Especial (ACE) – através do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que flexibiliza os direitos trabalhistas”.

1 de janeiro de 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *