Truculência do governo para votar o PL que cria Fundo de Pensão adia votação da PEC 270/08
Votação da PEC 270/08, que garante benefício integral a aposentados por invalidez, que estava na pauta da Câmara, foi adiada para a próxima quarta-feira
Isso porque o plenário foi tomado por um grande jogo de cena, onde governistas e oposicionistas, numa disputa protelatória, em que se votaria o texto básico do PL 1992/07 (que cria o Fundo de Pensão – Funpresp), antes ou depois do carnaval, não chegaram a um consenso, levando o adiamento da votação.
Líderes da oposição criticaram a truculência do líder do governo, Candido Vaccarezza (PT-SP), em colocar na pauta de ontem (08), o PL 1992/07 quando havia um acordo em colocar a matéria em votação no dia 28, e os destaques no dia 29.
Ameaçando obstruir a pauta e sem acordo entre oposição e governo, até mesmo projetos consensuais como a MP 544/11, que cria um regime tributário especial para a indústria de defesa nacional, e a proposta que garante pagamento integral a servidores aposentados por invalidez (PEC 270/08), não foram votados.
Fora do Plenário o clima também estava “quente”. Representantes dos trabalhadores do setor público e aposentados acompanhavam a sessão.
Com palavras de ordem os manifestantes exigiam a aprovação da PEC 270/08 e a rejeição do PL 1992/07, e acusavam os parlamentares de quererem aprovar o PL 1992/07 em benefício dos banqueiros, em detrimento dos servidores públicos.
Por Juliana Silva, da Redação do Sintrajud-SP
Luta Fenajufe Notícias